COMO MEDIR O RESULTADO DE CAMPANHAS DE OUTDOOR?

COMO MEDIR O RESULTADO DE CAMPANHAS DE OUTDOOR?
22/12/2017

Quando uma empresa resolve anunciar em alguma mídia exterior como outdoor, front-light, painéis rodoviários, painéis de led ou outra mídia exterior, espera sempre que esta comunicação lhe traga o máximo de retorno para o seu investimento, mas normalmente ficamos com a dúvida de quanto retorno do investimento nesta midia?

O Outdoor é um das mídias de massa com maior abrangência de públicos considerando classes sociais e faixa etária. Por disto também é considerado um dos veículos de comunicação mais complexos para mensuração de resultados.

É comum ficarmos em dúvida com relação a o número de pessoas impactadas pela comunicação ou quanto a comunicação despertou desejo de compra ou melhorou a imagem e fixação de marca.

Mas a realidade é que há algumas maneiras de saber se seus clientes estão vendo o seu produto ou serviço divulgados no outdoor.

O método mais tradicional é a pesquisa. Para se fazer uma pesquisa não é necessário gastar milhares de reais contratando um instituto de pesquisa profissional para buscar informações junto ao seu cliente. Basta elaborar simples perguntas, através de questionários físicos  ou presencial com a equipe de atendimento, perguntado por exemplo quais os motivos que trouxeramo cliente para a sua loja? Ou então, qual meio de comunicação o cliente lembra de ter visto a sua marca. São perguntas simples e eficientes que ajudarão você a medir o resultado do seu investimento.

Esta pesquisa pode ser realizada tanto no contato pessoal como telefônico, caixa de sugestões ou e-mail. Só lebre de registrar e parametrizar as respostas para que possa mensura-las no futuro.

Uma segunda alternativa, que exige um certo investimento, é o uso de  aparelhos móveis instalados próximo ao painel, que através do sinal de wifi emitidos pelos smartphones que calculam via imagem ou movimento o fluxo de pessoas num período e raio de distância determinado. Este sistema são muito eficientes e discretos e podem monitorar o fluxo de pessoas que transitam em frente aos painéis de publicidade por longo períodos e que aliados a um sistema, trazem as informações de impactos muito aproximadas.

Estes sistemas já estão disponíveis no mercado brasileiro e possuem outras funcionalidades como mensurar fluxo de lojas e até movimentação em frente a vitrines.   

Com pesquisa ou sem ela, a dica é escolher sempre painéis bem localizados em ruas e avenidas bastante movimentadas, que não sofram interferências ou obstáculos visuais e acima de tudo faça comunicação direta e atrativa. O resultado é garantido.

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